sábado, 30 de maio de 2009

Cap.3: A Noite das Confusões


Naquele mesmo dia, viram ao longe uns trinta ou quarenta moinhos de vento. Dom Quixote disse que já tinha a primeira aventura, que iria matar aqueles gigantes que tem braços enormes. Sancho disse a Dom Quixote que aquilo não eram gigantes, mas sim moinhos de vento e o que parecem braços são as pás.

Como Dom Quixote estava louco, tudo era igual aos livros e ele confundia tudo. Ele não acreditou em Sancho e exclamou que ele estava com medo de enfrentá-los.

Dom Quixote foi a toda velocidade, com a lança apontada para os gigantes imaginários. Sancho gritava dizendo que eram moinhos, mas seu patrão já não podia ouví-lo.

Quando Dom Quixote chegou ao primeiro moinho, ele e Rocinante rolaram no chão em meio a uma nuvem de poeira.

Dom Quixote viajou inclinado sobre a cabeça de seu cavalo, porque seus ossos estavam doídos. Ao longo do caminho, apareceu uma venda, que era o lugar onde se hospedavam os viajantes. Sancho disse a Dom Quixote, que havia adiante uma venda. Dom Quixote respondeu que não era uma venda, mas sim um castelo. Nisso, eles começaram a discutir. Quando chegaram a venda, estava lotada, mesmo assim, o vendeiro arrumou um par de camas para passarem a noite.

Sancho adormeceu logo, já Dom Quixote ficou imaginando a princesa que morava no castelo. De repente a moça que trabalha na venda apareçeu e ele pensou que ela era a princesa, ele só não entregou seu coração a ela, pois era de Dulcinéia. O homem que estava na cama do seu lado, era um muladeiro que conheceu ela e os dois se apaixonaram, ele disse para ela ir em seu quarto de noite, quando todos estivessem dormindo para dar-lhe beijinhos. Nisso o muladeiro acorda morrendo de ciúmes e diz que ela é só dele. Ele espancou Dom Quixote e depois, cada qual foram para suas camas e dormiram.

Dom Quixote resolveu ir embora com Sancho, só que ele se negou a pagar as dispesas e disse que não se pagava em castelos. Montou-se em Rocinante e saiu. Quando ele saiu, notou que estava sem seu escudeiro. Ele voltou para a venda e o encontrou sendo maltratado. O vendeiro fechou a porta e impediu que ele entrasse na venda. Dom Quixote não teve outra escolha, a ficar ouvindo os gritos de Sancho. Quando o soltaram, ele não quis ficar lá mais nem um minuto, montou em seu burrico e saiu rapidíssimo.
Anne Kelly de Melo Calheiros

Um comentário:

  1. nossa isso tem no livro com as mesmas palavras
    que doidão!!

    ResponderExcluir