sábado, 30 de maio de 2009

Cap.5: Missão em Micomicón


Na manhã seguinte, Sancho estava no caminho que levava a Toboso. Sancho passou diante da venda onde havia sido maltratado e pensou se deveria entrar para comer, pois estava morto de fome. Ele pensou, se o maltratariam de novo. Dois homens saíram da venda e disseram entre sí olha lá o Sancho Pança. Esses homens eram da aldeia de Dom Quixote, um era o padre e o outro o barbeiro.

Eles perguntaram a Sancho onde estava o seu amo. Ele não sabia o que responder, ficou com medo de que Dom Quixote ficasse bravo com ele. Sancho falou que não podia contar, pois era segredo. Os dois ameaçaram Sancho de ter matado Dom Quixote. Ele protestou de que não tinha matado ninguém.

Sancho falou que Dom Quixote estava em Serra Morena vivo e se dedicava a pensar em sua amada e me mandou ir a Toboso levar uma carta para a Dulcinéia. Eles falaram que queriam ver a carta para acreditar. Sancho, quando foi pegar a carta não a encontrou e ficou preocupado, chorava e soluçava. O barbeiro disse-lhe que parasse de chorar e disesse a Dom Quixote que Dulcinéia recebeu a carta e que gostou muito.

O padre disse ao barbeiro que eles teriam que levar Dom Quixote para casa de qualquer maneira. Eles decidiram se disfarçar, o padre de princesa e o barbeiro colocou na metade do seu rosto, uma barba postiça. O padre achou ridículo se vestir de princesa. Nisso, apareceu uma dama que estava hospedada na venda, chamada Dorotéia. Ela era linda e se ofereceu para ajudá-lhes, pois lia muito e sabia falar com cavaleiros andantes.

Dorotéia, colocou seu melhor traje e seu colar de pérolas. Sancho perguntou quem era aquela dama e o padre respondeu que era a princesa Micomicona e esse barbudo é seu escudeiro. Vieram de um reino distante para pedir a Dom Quixote que vá lá matar um gigante. E o recompensaria com várias riquezas de seu reino. Sancho disse que seu amo iria adorar matar outro gigante.

No dia seguinte, chegaram na montanha e encontraram Dom Quixote mais magro do que já era. Dorotéia se ajoelhou nos pés dele e disse que era a princesa Micomicona e que vinha do Reino de Micomicón para pedir-lheum grande favor. Dom Quixote respondeu que ela podia pedir o que quisesse, pois era seu dever socorrer os necessitados.

Dorotéia disse que se Dom Quixote matá-se o gigante ela iria se casar com ele. Ele disse que não podia se casar com ela, pois seu coração pertencia a Dulcinéia. Eles foram em rumo a Micomicón.

Em rumo a Micomicón, Dom Quixote se lembrou e perguntou a Sancho Pança o que Dulcinéia havia dito da carta. Sancho nervoso, respondeu que ela havia gostado muito. Dom Quixote contente disse a Sancho que ele a Toboso muito rápido, pois teria passado apenas três dias para ir e voltar de Toboso.
Anne Kelly de Melo Calheiros

Um comentário: