sábado, 30 de maio de 2009

Cap.6: Dom Quixote Viaja Enjaulado


No caminho, enquanto viajavam, resolveram parar para comer e descansar logo na venda novamente. Sancho disse que não queria entrar lá de novo nem por todo ouro desse mundo. Mas, como todos começaram a entrar, o jeito foi acompanhar. A moça da venda disse que só daria o quarto se eles realmente pagassem a hospedagem, o contrário do que eles fizeram da vez passada. Então o padre disse que pagaria o deles.

A vendeira preparou a cama, Dom Quixote descançou e Sancho foi atrás dele e ajudou-o a tirar a armadura. O padre e o barbeiro começaram a falar sobre Dom Quixote contando suas historías e dizendo que Sancho também tinha caído em seus pensamentos malucos e que ele sonhava em ser um conde.

De repente Sancho Pança apareceu e disse que Dom Quixote tinha acabado de cortar a cabeça do Pandafilando. O padre não acreditou porque o gigante vive do outro lado do mundo e Sancho disse que era para eles irem ver o sangue e a cabeça do gigante cortada fora por Dom Quixote.

O vendeiro disse que já sabia o que tinha acontecido. Dom Quixote esfaqueou os barris de vinho que estavam na cabeceira da cama e o sangue que ele fala é o vinho escorrido. Os quatro saíram correndo e encontraram Dom Quixote sonhando em pé. O vendeiro com raiva, começou a dar socos em Dom Quixote. Mesmo assim, ele ainda não reagia, chegou ao ponto de todos gritarem para o vendeiro parar de bate-lo, pois se não ele morreria. Enquanto Dom Quixote apanhava, Sancho procurava pelo chão a cabeça de Pandafilando. Sem dúvida, Sancho estava mais louco que Dom Quixote.

Dom Quixote, logo avistou o padre e pensou que suas batinas fossem as saias da Micomicona e se ajuelhou dizendo que Pandafilando estava morto.

O padre, o barbeiro, a Dorotéia e o vendeiro, armaram um plano para levar Dom Quixote pra aldeia. O padre explicou seu plano, detalhadamente. Os quatro se fantasiaram de fantasmas, tinha o rosto coberto por máscaras e o corpo numa túnica. Eles tiraram Dom Quixote da cama e o levaram para uma jaula que estava em cima de um carro de boi. Um dos fantasmas disse a Dom Quixote que ele estava numa jaula mágica e iria viajar até o Reino de Micomicón, onde ele ainda mataria mais gigantes. Sancho disse que iria com Dom Quixote.

Sancho descobriu que tudo aquilo era uma farça, só para eles conseguirem levar Dom Quixote de volta para a aldeia. O escudeiro foi logo dizer ao seu amo que aquilo era uma farça e que os fantasmas eram o padre, o barbeiro, a Micomicona e o dono da venda. Mesmo assim, ele não acreditou.

O Dom Quixote sentiu vontade de fazer suas necessidades e então abriram a jaula para ele. Ele foi para trás de umas árvores e quando terminou, ouviu uma trombeta que alguns lavradores andavam em procissão. Eles estavam encapuzados e levavam sua Virgem, mas Dom Quixote pensou que eram demônios e que a santa era uma princesa, ele tentou atacá-los mas um dos homens atirou-lhe um pau que o fez desmaiar. Sancho, pensou que seu amo havia morrido, mas depois de um tempo ele acordou e pediu-lhe para voltar pra jaula mágica.

Dom Quixote foi na jaula mágica até chegar em sua casa. Quando Sancho chegou em casa ele disse a sua esposa que havia ganho cem moedas de ouro. Quando Dom Quixote, chegou em sua casa, sua empregada disse a ele que não sairia mais nunca de casa.

Dom Quixote, deu umas escapolidas e viveu outras histórias, ao lado de seu grande amigo e fiel escudeiro.

Anne Kelly de Melo Calheiros.


3 comentários: